Fazendo História | Associando a orientação acadêmica com a pesquisa em pacientes graves da COVID-19

"Vejo a minha trajetória como um exemplo prático da forma com que os Biólogos atuam como pesquisadores, desenvolvendo e aplicando tecnologias para esses estudos.

Mesmo antes da pandemia, minha rotina profissional já era muito intensa. Como Professora Associada da Universidade Federal do Amazonas e Diretora de Pós-graduação/Propesp/UFAM, desenvolvia várias atividades dentro da Pró-reitoria, como orientadora de alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado no laboratório da Fundação Hemoam.

Com o isolamento social, o perfil do trabalho mudou completamente. Praticamente extinguiram-se as ações presenciais. Também passei a dedicar uma boa parcela do meu tempo à pesquisa com o coronavírus em pacientes convalescentes e graves da COVID-19. Dentre os projetos que executamos, destacamos os estudos dos vírus (polimorfismos, produção de proteínas, testes de PCR e outros) e dentro da imunologia: dosagem de diferentes mediadores inflamatórios e mecanismos imunológicos.

Atualmente trabalho com resposta imune das doenças tropicais e infecciosas e resposta imune contra hepatite C. Também estou coordenando o projeto: Estudo de Biomarcadores Imunológicos em pacientes Convalescentes da infecção pelo Vírus SARS-CoV-2 (COVID-19); e colaborando com o projeto Estratégia do Hemocentro do Amazonas para enfrentamento da pandemia de COVID-19: Avaliação da viabilidade da produção de Plasma Convalescente com finalidade terapêutica para pacientes infectados com COVID-19.

Acredito que muito se espera no mundo pós-pandemia: Mais desenvolvimento científico e tecnológico; Maisreconhecimento, por parte das autoridades brasileiras, da necessidade de maiores investimentos em ciência; A pandemia nos fez ver a importância do desenvolvimento de uma ciência de qualidade com tecnologias eficazes que proporcionem uma resposta rápida às necessidades do ser humano".


Relato da Bióloga Profa. Dra. Adriana Malheiro (CRBio052124/06-D), Mestre e Doutora em Imunologia Básica e Aplicada (FMRP-USP), Profa. Associada da Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Biológicas – ICB, Pesquisadora do Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas.

[Postado em 19/08/2020 | 2439 visualizações]


Termo de Aceite e Consentimento
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar nesse site, você concorda com o monitoramento e nossa política de privacidade. Atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nossa Política de Privacidade.