NOTA DE FALECIMENTO

BIÓLOGO EVANDRO RODRIGUES DE BRITTO

Comunicamos o falecimento de Evandro Rodrigues de Brito, biólogo sanitarista.

Formado em História Natural pela então Universidade do Brasil, em 1963, concluiu pós- graduação em microbiologia pela COPPE/UFRJ. Era originário da Companhia Estadual de Água e Esgotos – CEDAE, no Rio de Janeiro, onde exerceu a partir de 1972 por diversas vezes o cargo de diretor em diversas áreas importantes da empresa.

Em 1979 foi Presidente da Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente – FEEMA, atual INEA e da Comissão Estadual de Controle Ambiental – CECA.
Atuou ativamente no corpo técnico e da diretoria da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária, por onde lançou extensa bibliografia voltada ao saneamento básico e ambiental, tratamento de esgotos, tecnologias para o tratamento de esgotos, entre outras matérias voltadas ao tema.

Para os biólogos, Evandro foi presidente por duas vezes e ativista para a regulamentação da profissão pela extinta Associação Brasileira de Biologia – ABB, entidade que criou as bases para a regulamentação, e culminou como Presidente do Conselho Federal de Biologia – CFBio, entre 1985 e 1987.

Com toda sua vida dedicada ao saneamento, Evandro teve participação decisiva em projetos de emissários submarinos e das estações de tratamento de esgotos sanitários para proteção da baía de Guanabara.

Com carreira marcante no campo da biologia sanitária, atuando inclusive como professor em diversas universidades, Evandro, que era sobrinho-neto do engenheiro Saturnino de Britto, Patrono da Engenharia Sanitária. dedicou toda a vida, com extrema paixão, ao sanitarismo no estado do Rio de Janeiro e faleceu em 21 de abril de 2021, aos 81 anos, por complicações de saúde (não-Covid), deixando uma grande lacuna no meio profissional como para a profissão.

[Postado em 22/04/2021 | 3832 visualizações]


Termo de Aceite e Consentimento
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar nesse site, você concorda com o monitoramento e nossa política de privacidade. Atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nossa Política de Privacidade.