CFBio realiza seminário sobre cobranças e recuperação de créditos

O Conselho Federal de Biologia (CFBio) realizou, na quinta (28/10) e na sexta-feira (29/10), o "Seminário de cobranças e recuperação de créditos do Sistema CFBio/CRBios". O evento aconteceu no formato híbrido (presencial e virtual) e teve por objetivo capacitar e integrar as ações dos Conselhos de Biologia em relação às cobranças e à recuperação de créditos.

O seminário contou com a participação da Diretoria do Conselho Federal de Biologia e das tesourarias e assessorias contábeis e jurídicas do Sistema CFBio/CRBios. No total, mais de 40 pessoas participaram do evento, incluindo presidentes de Conselhos Regionais.

O primeiro dia foi dedicado à discussão de questões jurídicas, com enfoque em instrumentos administrativos e legislativos. Durante sua fala, na abertura do seminário, o vice-presidente do CFBio, Eliézer José Marques, agradeceu a presença de todos e reforçou a importância do encontro para a melhor prestação de serviços aos Biólogos e à sociedade. “Que nesses dois dias de trabalho possamos encaminhar procedimentos para atuarmos, de maneira mais uniforme, como Sistema, na recuperação de créditos”, afirmou.

A Conselheira Tesoureira do CFBio, Alcione Ribeiro de Azevedo, complementou que o seminário também tem por objetivo discutir minuta de resolução sobre recuperação de créditos “para que os Regionais consigam, de fato, negociar com os Biólogos que estão inadimplentes, dando oportunidade para que eles estejam dentro da lei, podendo atuar em campo e trabalhar de acordo com as normas”.

Ao longo do dia, foram realizadas duas conferências. A primeira delas foi proferida pelo assessor jurídico do CFBio, Luís Augusto de Andrade Gonzaga, com o tema “Os impactos de Lei nº 14.195/2021, na cobrança e recuperação de créditos no âmbito do Sistema CFBio/CRBios”.

No período da tarde, foi a vez de o assessor jurídico do CRBio-06, Dr. Joelson Gláucio Luzeiro, realizar a conferência “Os instrumentos administrativos de recuperação de crédito”. Na sequência, foi discutida minuta de resolução sobre o programa de recuperação de créditos do Sistema CFBio/CRBios.

Gestão de recursos

O segundo dia do seminário teve como temática “Técnicas eficientes de cobrança x avanço na gestão de recursos”. O assunto foi discutido pelo assessor contábil do CRBio-08, Roberval Nobrega Evangelista, no período da manhã, e pelo assessor contábil do CFBio, Manoel de Oliveira Queiroz Júnior, no período da tarde.

A presidente do Conselho Federal de Biologia, Maria Eduarda de Larrazábal, enfatizou a necessidade de alinhamento das informações de contabilidade no âmbito do Sistema CFBio/CRBios, o que beneficiará tanto Biólogos quanto os Conselhos Regionais. “Sabemos que todos os Regionais possuem sua autonomia administrativa e financeira, porém existem matérias cujo entendimento deve ocorrer de forma mais harmoniosa e articulada”, afirmou.

“Sempre quisemos uma jornada como essa, e que não fique só nela. Que possamos fazer mais eventos dessa natureza no ano que vem, justamente porque estamos num caminho, que é o da integração e de fortalecimento do Sistema CFBio/CRBios. Queremos ser um sistema fortalecido”, concluiu a presidente.

[Postado em 05/11/2021 | 2006 visualizações]


Termo de Aceite e Consentimento
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar nesse site, você concorda com o monitoramento e nossa política de privacidade. Atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nossa Política de Privacidade.