Conselho abre espaço na SES e solicita mais atenção aos Biólogos

O presidente do Conselho Regional de Biologia 2ª Região RJ/ES, Vicente Moreira Conti, e os conselheiros Dimario Aluísio Pesce de Castro e Barbara Gadelha – ambos integrantes da Comissão Técnica de Saúde do Regional – e Vera Agarez, estiveram em reunião com o Secretário Estadual da Saúde do Rio de Janeiro, Dr. Alexandre Chieppe, e o Subsecretário de Vigilância em Saúde, Biólogo Mário Sérgio Ribeiro.

Em pauta, apresentar o CRBio-02 e verificar as possibilidades de participação dos Biólogos nos concursos da área de saúde do Estado, além de debater assuntos como:

- a exigência do pagamento da anuidade dos conselhos profissionais de funcionários e terceirizados que trabalham nas instituições da Secretaria
- a revisão do contrato de trabalho dos profissionais Biólogos que são contratados como nível médio, ganham salários de nível médio, mas desenvolvem trabalho de nível superior.
- a abertura de portas das instituições hospitalares do Estado para os Biólogos.

O Secretário

Dr. Alexandre Chieppe, que recebeu em seu gabinete os representantes do Conselho, é médico obstetra e ginecologista formado na UERJ e servidor da Secretaria de Estado de Saúde desde 2000. Assumiu o cargo em maio de 2021, após 21 anos trabalhando na Secretaria, tendo sido porta-voz da pasta há quase uma década. Exerceu ainda o cargo de subsecretário de Vigilância em Saúde na secretaria e foi o coordenador durante a pandemia da dengue em 2008. Na época de sua nomeação, disse que entre suas prioridades, seria unificar a vacinação estadual e municipal contra a Covid-19, para um maior resultado vacinal contra a pandemia.

O CES

Logo de início, o secretário afirmou: “O simples fato do CRBio-02 participar do atual Conselho Estadual de Saúde (CES), tendo o Dimario Castro como Conselheiro Efetivo, já é um grande avanço, marcando a presença do Biólogo e do Conselho na Secretaria.”

“O CES é o espaço que temos para debater políticas públicas”, disse o Secretário que está bastante esperançoso com a nova formação deste Conselho.

“Vim da área de Vigilância Sanitária, que emprega um grande número de Biólogos em áreas como ambiental, epidemiologia e sanitária. Por isso tenho uma vivência muito próxima com esse profissional. Inclusive, meu subsecretário Mário Sérgio é Biólogo”, reforça Dr. Chieppe.

Anuidade

Bárbara aborda a questão da cobrança anual do pagamento da anuidade dos conselhos profissionais de fiscalização. “O serviço público não tem essa cultura de cobrança. O profissional ingressa na instituição, comprova que é registrado em seu conselho de classe e daí em diante, muitas vezes, deixa de pagar a anuidade”.

Para o Dr. Chieppe quem abraça uma profissão regulamentada que tem um conselho de fiscalização profissional, não pode deixar de pagar anuidade.

Sombreamento

É bom lembrar que os Biólogos do Rio de Janeiro, registrados no CRBio-02, são os únicos para os quais a Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC) reconhece e concede o título de especialista.

“Em Análises Clínicas existe uma área de sombreamento do qual fazem parte alguns conselhos. Nós também queremos fazer parte dessa área, a qual temos direito pela qualidade que apresentamos profissionalmente”, enfatiza Dimario Castro.

“Nosso presidente do CRBio-02, Vicente Moreira Conti, tem feito um trabalho muito grande na tentativa de ‘fazer política da melhor forma possível’, nos apresentando, mostrando quem nós somos, valorizando nossas habilidades. Infelizmente, no Rio de Janeiro, em Patologia Clinica e Análises Clínicas, nem sempre os Biólogos são contratados para as áreas hospitalares do Estado e nem nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAS), sendo muitas vezes contratados como pessoal de nível técnico, nível médio e não de nível superior”, informa Dimario.

Também em pauta o oferecimento de vagas para os Biólogos e Biólogas nos concursos públicos promovidos pela Secretaria e suas instituições. “Com destaque a importância dos Biólogos nas equipes de combate à dengue, que está retornando em nosso Estado”, ressalta Barbara Gadelha.

Apesar dos Biólogos dominarem plenamente temas como análises clínicas, zoonoses, entre outros, estes profissionais vem perdendo representação nas instituições da área da saúde no Estado do Rio de Janeiro não sendo convocados para participarem de concursos públicos, onde são oferecidas vagas nas quais são especialistas.

Sabemos que a Biologia tem algumas áreas de sombreamento, como Medicina, Farmácia, Biomedicina, por exemplo. Achamos que nos concursos o que deve prevalecer são os saberes e as técnicas que o concursado domina, por meio dos títulos conquistados.

“É bom ter acesso a todas essas informações – disse Dr.Chieppe – para poder corrigir as possíveis desatenções. Quero agradecer a visita e ressaltar a importância da categoria principalmente na linha de frente do controle da pandemia”, finalizou.

[Postado em 31/05/2022 | 1608 visualizações]




Quem leu, também se interessou por...

Termo de Aceite e Consentimento
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar nesse site, você concorda com o monitoramento e nossa política de privacidade. Atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nossa Política de Privacidade.