Fórum das CFAPs do Sistema CFBio/CRBios acontece em Brasília

Aconteceu, na última quarta (10/08) e quinta-feira (11/08), na sede do Conselho Federal de Biologia, em Brasília, o Fórum das Comissões de Formação e Aperfeiçoamento Profissional (CFAPs) do Sistema CFBio/CRBios.

No primeiro dia de evento, foi abordada a atuação do biólogo na Educação, como responsável técnico. Também foi debatida a definição de carga horária dos cursos de Ciências Biológicas e entendimentos sobre a Resolução CFBio nº 300/2012, que estabelece os requisitos mínimos para o Biólogo atuar em pesquisa, projetos, análises, perícias, fiscalização, emissão de laudos, pareceres e outras atividades profissionais nas áreas de Meio Ambiente e Biodiversidade, Saúde e Biotecnologia e Produção. Já no segundo dia, a pauta do fórum incluiu questões sobre a classificação das áreas de atuação e atividades profissionais por categorias e as diretrizes para controle da atuação profissional.

A reunião contou com a presença da presidente do CFBio, Maria Eduarda Lacerda de Larrazábal, do vice-presidente do CFBio, Eliézer José Marques, da coordenadora da Comissão de Educação, Cristina Souza Motta, e do Conselheiro Santiago Valentim, que integra a Comissão de Legislação e Normas (CLN) do Conselho Federal. Também participaram integrantes das CFAPs e das Comissões de Orientação e Fiscalização do Exercício Profissional (COFEPs) dos Conselhos Regionais de Biologia.

Em sua fala, na abertura do fórum, a presidente do CFBio agradeceu a presença de todos e defendeu a importância da integração no Sistema CFBio/CRBios. “Desde o início, buscamos fazer uma gestão de trabalho coletivo, ou seja, envolvendo todos os Regionais, porque queremos um Sistema forte. E isso só é possível com todos integrados, atuando dentro de uma mesma linha de pensamento sobre o que é melhor para a nossa profissão, sempre respeitando as autonomias administrativas e financeiras de cada Regional”, ressaltou.

“Eu conto com todos vocês para esses dois dias de reunião, para que se possa realmente enriquecer essas discussões e, se for o caso, sair com algum documento que atenda ao nosso país e à nossa profissão”, concluiu a presidente do CFBio, colocando-se à disposição do grupo.

O vice-presidente do CFBio, Eliézer Marques, deu as boas-vindas e também desejou aos participantes um encontro produtivo. “Na última reunião das CFAPS, pude participar com vocês e foi muito intensa, interessante e produtiva. Que vocês consigam dar seguimento aos trabalhos e avançar bastante nesses próximos dois dias”, disse.

Segundo a coordenadora da CFAP do CFBio, Lídice Arlego Paraguassú, a ideia de realizar o fórum surgiu da necessidade de debate conjunto entre fiscalização, educação, formação e aperfeiçoamento profissional. “A gente viu a necessidade de ter esse encontro, porque tem assuntos que tocam a CFAP e a fiscalização. Então, a ideia desse Fórum é convocar os coordenadores das CFAPs e das COFEPs dos Regionais para avançarmos nas discussões. É uma alegria muito grande ter todo mundo aqui”, afirmou.

Fonte: CFBio

[Postado em 18/08/2022 | 1314 visualizações]


Termo de Aceite e Consentimento
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar nesse site, você concorda com o monitoramento e nossa política de privacidade. Atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nossa Política de Privacidade.