Você conhece a atuação dos Biólogos na área de Análises Laboratoriais Animal?

A atuação em Análises Laboratoriais Animal é regulamentada pela Resolução CFBio nº 538/2019, que estabelece que Biólogos podem atuar de forma individual ou em equipes multidisciplinares, inclusive exercendo a função de Responsável Técnico.

Entre as atividades descritas na Resolução estão coleta de material biológico, preparo de amostras, análises e emissão de laudos, além de funções de planejamento e gestão.

Biólogos estão habilitados à realização de testes laboratoriais bioquímicos, microbiológicos, imunológicos, parasitológicos, citológicos, genéticos, toxicológicos e de fluidos e líquidos biológicos, além de testes em biologia molecular.

Para obtenção do TRT em Análises Laboratoriais Animal, o Biólogo deve comprovar ter passado por treinamento com carga horária mínima de 400 horas ou possuir pós-graduação (lato ou stricto sensu) na área.

As análises nas áreas de Citologia, Genética, Biologia Molecular e Toxicologia somente poderão ser exercidas por Biólogos com formação específica nas respectivas áreas.

E, em todas as situações, a emissão da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) é obrigatória!

Gostou de saber o que faz um Biólogo em Análises Laboratoriais Animal?

Compartilhe!

[Postado em 13/12/2022 | 1453 visualizações]




Quem leu, também se interessou por...

Termo de Aceite e Consentimento
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar nesse site, você concorda com o monitoramento e nossa política de privacidade. Atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nossa Política de Privacidade.