IES têm até 20 de junho para enviar documentação e continuar no certame do Selo CFBio



























As Instituições de Ensino Superior (IES) pré-selecionadas para participar do Selo CFBio de Qualidade de Cursos de Ciências Biológicas têm até o dia 20 de junho para enviar a documentação solicitada e continuar no certame.

No total, 149 cursos de Graduação em Ciências Biológicas de IES de todo Brasil foram pré-qualificados para participar da Edição de 2019 do Selo. Esses cursos são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) ou pelo Conselho Estadual de Educação (CEE) e obtiveram nota superior a 4 na última avaliação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

As Instituições pré-selecionadas já receberam correspondência do CFBio comunicando que o curso está habilitado e formalizando o convite para participarem do certame em 2019. Para permanecer no certame, o Coordenador do Curso deverá enviar ao CFBio, até o dia 20 de junho, a seguinte documentação:

  • * Ofício de encaminhamento de toda a documentação, dirigido ao Presidente do CFBio;
  • * Projeto Pedagógico de Curso, atualizado, contemplando os itens elencados de 'a' a 'n' da Portaria CFBio nº 211/2016;
  • * Relatório oficial institucional sobre a atuação profissional dos egressos, de acordo com o inciso III do art. 9º da Portaria CFBio nº 211/2016.

Com a finalidade de agilizar os trabalhos da Comissão Avaliadora de Cursos, porém de modo opcional, recomenda-se também que sejam encaminhadas:

  • * Listagem nominal de todos os docentes diretamente ligados ao curso, com o curso de graduação, títulos de pós-graduação, e carga horária na IES;
  • * Listagem nominal dos docentes Biólogos com registro ativo/regular no respectivo CRBio;

Os documentos serão avaliados pela Comissão, e os Cursos que se distinguirem na busca de excelência serão premiados com o Selo CFBio de Qualidade. O resultado do certame será divulgado em agosto, no site do Conselho Federal de Biologia. A sessão de premiação acontecerá no dia 13 de setembro de 2019 durante o Fórum Nacional do Sistema CFBio/CRBios e Coordenadores de Cursos de Ciências Biológicas.

O Selo foi criado por meio da Resolução CFBio Nº 352/2014 com o intuito de despertar o interesse para a melhoria da qualidade dos Cursos de Ciências Biológicas no País, de forma que seus egressos estejam qualificados para atuar seguindo os princípios éticos e de excelência profissional. 

Em 2017, 18 Cursos receberam o Selo CFBio de Qualidade, sendo oito de Bacharelado e dez de Licenciatura. Já na primeira edição, em 2015, onze Cursos de Ciências Biológicas foram agraciados com a honraria. Os Cursos receberam certificado e troféu, entregues em solenidade realizada pelo CFBio em Brasília.




[Postado em 12/06/2019 | 1034 visualizações]


Termo de Aceite e Consentimento
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar nesse site, você concorda com o monitoramento e nossa política de privacidade. Atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nossa Política de Privacidade.